Em 2010, foram registradas no estado 18 mortes, contra 42 nos primeiros três meses de 2009, segundo dados da secretaria. Para as autoridades de saúde do estado, a queda nos óbitos deve-se ao diagnóstico mais rápido da doença e à ;atenção redobrada; aos sintomas.
No primeiro trimestre do ano, a Bahia registrou 186 casos de meningite de todos os tipos, enquanto em 2009, foram 296 registros. Segundo a secretaria, dados do Ministério da Saúde mostraram que a Bahia foi o estado com a quarta maior taxa de incidência de meningite meningocócica C ; aproximadamente um caso por grupo de 100 mil habitantes.
A meningite é a inflamação das meninges, membranas que envolvem o cérebro. É provocada, na maioria das vezes, por bactéria ou vírus. As formas de transmissão podem ser pela fala, tosse, espirros e beijos de um doente. Os principais sintomas são: febre alta, dores de cabeça, vômitos e dificuldade de movimentação do pescoço (rigidez). As crianças menores de 5 anos são as mais vulneráveis à doença.