Brasil

Região Nordeste e os estados de Minas e São Paulo entram em alerta por causa da dengue

postado em 06/04/2010 22:12
Os estados de Minas Gerais e São Paulo e a Região Nordeste foram colocados em alerta pelo Ministério da Saúde, como áreas que apresentam crescimento de casos de dengue. Até o dia 6 de março, Minas Gerais registrou 48.723 casos, contra 19.652 no mesmo período de 2009. O estado de São Paulo apresentou aumento de 1.114% no início do ano. Os casos passaram de 978, em 2009, para 11.875, em 2010

A Região Nordeste, principalmente o estado de Alagoas, passou a ser monitorada pelo ministério por causa do início da época de chuvas, a partir do mês passado. A alta umidade é um dos facilitadores da proliferação dos criadouros do Aedes aegypti ; o mosquito transmissor da doença.

O Ministério da Saúde tem orientado os governos locais para reforçarem as ações de prevenção. Os técnicos do órgão estão em Alagoas trabalhando no combate à doença. ;As ações de intensificação e o esforço de mobilização devem permanecer nesses locais para que possamos chegar até junho ; período que acaba a sazonalidade da dengue no Brasil - com mais tranquilidade;, disse o coordenador do Programa Nacional de Controle da Dengue, Giovanini Coelho.

O ministério atribui o aumento dos casos neste ano às fortes chuvas e ao calor, além da circulação do vírus tipo 1 da dengue. O sorotipo circulou no país na década de 90 e retornou no fim do ano passado. De acordo com o órgão, quem nasceu depois dos anos 90 está vulnerável ao vírus porque não apresenta imunização. O coordenador Giovanini Coelho disse que mais de 70% dos casos analisados pelas autoridades foram do tipo 1.


O levantamento do Ministério da Saúde registra 227.109 notificações de casos de dengue em todo o país, de janeiro até o dia 6 de março. No mesmo período de 2009, o país teve 131.872 pessoas com a doença.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação