postado em 08/04/2010 10:59
O deslizamento de toneladas de terra na noite desta quarta-feira (7/4), no Morro do Bumba, em Niterói, pode ter atingido 200 moradoras de pelo menos 50 casas, segundo estimativa do Corpo de Bombeiros.
Apesar de não chover no momento do deslizamento, por volta das 21h, a terra estava encharcada por conta do temporal que atingiu o estado no início da semana e por ser uma área onde funcionava um antigo lixão.
Até o meio da manhã, a Secretaria de Saúde do estado contabilizava seis mortos: cinco mulheres e uma menina. Pelo menos, 18 pessoas foram levadas pelos bombeiros para três hospitais da região, porém mais pessoas podem ter sido transportadas pelos próprios moradores.
[SAIBAMAIS]Entre as vítimas desaparecidas, está a família do motorista de ônibus Marcos Antônio Catermol Jr. Em sua casa, totalmente destruída, estavam a sogra, o filho de 6 anos e mais um parente. "Eu cheguei a passar em frente de casa e buzinar e abanar para eles, momentos antes da tragédia", contou. Segundo ele, a tristeza só não foi maior porque sua esposa conseguiu escapar, levando no colo o bebê de 7 meses.
No momento, trabalham no local cerca de 120 pessoas, entre bombeiros, policiais militares e soldados da Força Nacional, que contam com a ajuda de três retroescavadeiras e uma pá mecânica.
A última estatística divulgada pelo governo estadual contabilizou 153 mortos em todo o estado: 85 em Niterói, 48 no Rio, 16 em São Gonçalo. Os municípios de Magé, Petrópolis, Nilópolis e Paulo de Frontin registraram um óbito cada.