postado em 08/04/2010 13:50
Mais quatro corpos foram resgatados hoje (8) no Morro dos Prazeres, Em Santa Tereza, centro do Rio. Ao total, os mortos em decorrência das fortes chuvas somam 18 na área e a Defesa Civil espera retirar do escombros mais 12 vítimas no local. Com o apoio de voluntários da comunidade, cerca de 50 bombeiros trabalham nos resgastes.
Uma outra equipe com mais 60 homens é esperada para reforçar as operações. De acordo com o comandante dos bombeiros no local, Coronel Valdenei Dias da Silva, o trabalho é lento e perigoso, com risco de queda da encosta. %u201CA preocupação é com a segurança dos trabalhadores para evitar novos acidentes. Tem muito entulho, destroços de casas, pedaços de laje, de modo que o trabalho é difícil e trabalhoso.%u201D
O Morro dos Prazeres, onde pelo menos seis casa desabaram, é considerado área de risco pelo Instituto de Geociências do Rio de Janeiro (Geo Rio). Ontem (7), o prefeito Eduardo Paes anunciou que a comunidade de cerca de 3 mil família será totalmente removida. De acordo com o Geo Rio, as obras de contenção na comunidade são inviáveis. A prefeitura não deu prazo para o início das remoções e tão pouco estimou os custos dos reassentamentos.