Niterói (RJ) ; O governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, afirmou nesta sexta-feira (9) que o número de mortos no deslizamento do Morro do Bumba, em Niterói, pode chegar a 150. Cabral esteve no local da tragédia, onde acompanhou o trabalho de resgate das vítimas, sob toneladas de lama de um antigo lixão que vieram abaixo.
[SAIBAMAIS];É um número estarrecedor. Uma previsão dramática, muito dura, possivelmente mais de 100 corpos. Entre 100 e 150, pelos cálculos do Corpo de Bombeiros e pelas informações levantadas;, disse o governador, visivelmente abalado. Até o momento, a equipe que trabalha nas buscas encontrou 25 corpos.
Até as 15h30 desta sexta, o balando do Corpo de Bombeiros do Rio divulgou 115 mortos, só em Niterói. Em todo o Rio de Janeiro, o número chega a 195.
Ajuda
Segundo Cabral, o Exército se prontificou a erguer dois hospitais de campanha no município de São Gonçalo, vizinho de Niterói, atingido fortemente pelas chuvas. Acompanhando Cabral, o vice-governador do estado, Luiz Fernando Pezão, disse que o governo vai priorizar o acesso a imóveis do programa federal Minha Casa, Minha Vida para as famílias desabrigadas em todo o estado.
Pezão informou que, no último levantamento, havia cerca de 1,2 famílias em todo o estado, mas que o número deve aumentar bastante. Mesmo assim, segundo ele, haverá imóveis suficientes, pois estão sendo construídos 4,4 mil moradias no estado.