postado em 09/04/2010 20:28
Os servidores federais prometem cruzar os braços na próxima semana, paralisando boa parte dos serviços oferecidos à população. Além da mobilização nacional dos delegados da Polícia Federal, marcada para a próxima quarta-feira (14), no estado de São Paulo, mais três categorias estarão em greve nos próximos dias.Nesta sexta-feira (9), teve início a greve dos servidores do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e do Instituto Chico Mendes de Conservação (IcmBio). Segundo o Sindicato dos Trabalhadores no Serviço Público Federal do Estado de São Paulo (Sindsef), além da Superintendência do Ibama, na capital, a paralisação também atingiu a representação do órgão em Araçatuba, Assis, Barretos, Bauru, Presidente Epitácio, Ribeirão Preto e Santos.
Os servidores do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), em São Paulo, marcaram o início da greve para a próxima segunda-feira (12). A categoria reivindica, entre outras coisas, a imediata implantação do plano de carreira; a regulamentação da jornada de trabalho de 30 horas, com dois turnos de 6 horas diárias; e a melhoria nas condições de trabalho
Os funcionários da Secretaria do Patrimônio da União (SPU) no estado de São Paulo também decidiram paralisar suas atividades. Eles marcaram o começo da greve para terça-feira (13). Os servidores querem a criação de um plano de carreira e a retirada do Projeto de Lei Complementar (PLP) 549/09, em tramitação no Congresso, que congela os gastos com o serviço público até 2019.