postado em 10/04/2010 12:44
Rio - O Ministério da Saúde iniciou hoje a distribuição de cerca de 400 mil cartilhas, por meio das secretarias municipal e estadual de Saúde do Rio, com orientações para a população atingida pela chuva sobre manuseio da água, dos alimentos e cuidados com a higiene pessoal, entre outras.
O ministro da Saúde, José Gomes Temporão, que abriu no Rio o Dia D contra a influenza A H1N1 - gripe suína, que acontece em todo o país neste sábado, explicou que o material contém dicas importantes para quem teve sua casa invadida pela água ou quem esteve em contato com a água da chuva.
"Além disso, a cartilha fala de prevenção e sintomas de doenças. É importante que a população fique atenta às doenças de veiculação hídrica, principalmente diarreias infecciosas, hepatites e lepstopirose. As pessoas que tiveram contato com água suja. Todo mundo deve ficar atento se tiver algum sintoma de febre ou dor muscular, não se automedique e procure um posto de saúde mais próximo", orientou o ministro.
Temporão informou que, até o momento, o ministério distribuiu cinco toneladas de medicamentos para os sobreviventes das enchentes no Rio. "É suficiente para atender 25 mil pessoas durante três meses. Na segunda-feira, o Ministério da Saúde entrega ao estado do Rio 50 ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), que antecipamos para agilizar o atendimento do 192 e da Defesa Civil".