postado em 12/04/2010 11:30
A Organização das Nações Unidas (ONU) inicia hoje (12/4), em Salvador (BA), o 12º Congresso sobre Prevenção ao Crime e Justiça Criminal. O objetivo é definir uma estratégia internacional de segurança pública e de combate ao crime organizado.
Realizado de cinco em cinco anos, o congresso da ONU reunirá autoridades e especialistas do mundo inteiro, durante oito dias, em discussões aprofundadas sobre medidas de prevenção ao crime e aprimoramento dos sistemas de Justiça Penal.
Em entrevista no Centro de Convenções da Bahia, onde o congresso será realizado, o secretário nacional de Justiça, Romeu Tuma Filho, disse que cada encontro da ONU traça diretrizes a serem seguidas por todos os países nos cinco anos à frente. "Daqui, talvez, saia um manual sobre como deve agir a Justiça Penal no mundo", afirmou.
Além da busca do fortalecimento dos sistemas de Justiça Criminal e Penal, Tuma disse que os debates darão enfoque especial às políticas preventivas de combate ao crime, como a atenção à infância e à juventude, o contrabando de migrantes, tráfico de seres humanos e de drogas. a lavagem de dinheiro e os cybercrimes (crimes praticados pela internet).