postado em 12/04/2010 14:30
A Barra da Tijuca, zona oeste do Rio, ganhou hoje (12) a Estação Elevatória de Esgotos da sub-bacia Lagoa da Tijuca. Foram gastos R$ 36 milhões com recursos do governo do estado, por meio do Fundo Estadual de Conservação Ambiental e Desenvolvimento Urbano (Fecam).
Esta é a oitava estação inaugurada desde 2007 na região, que compreende os bairros da Barra, de Jacarepaguá e Recreio. Segundo o presidente da Companhia Estadual de Águas e Esgoto (Cedae), Wagner Victer, a elevatória faz parte do projeto que integra os compromissos com o Comitê Olímpico Internacional para a realização das Olimpíadas de 2016 no Rio. Ele disse que a nova estação vai beneficiar, de imediato, hospitais, centros empresarias, condomínios entre outros estabelecimentos que antes despejavam o esgoto diretamente nas lagoas da Barra.
%u201CToda essa região, que pega os grandes shoppings, como o Barra Shopping, o Hospital Lourenço Jorge, centros empresariais, tinha estações de tratamento próprias que não eram apropriadas e grande parte do esgoto era lançado nas lagoas. Por isso que essa elevatória é tão importante do ponto de vista ambiental e também valoriza os imóveis na região e favorece o crescimento sustentável na Barra.%u201D
O sistema está capacitado para receber e transportar para a Estação de Tratamento de Esgotos da Barra e, em seguida, ao Emissário Submarino, 31,5 milhões de litros de esgoto por dia.
%u201CEm breve iniciaremos outras obras, aqui na Barra, em parceria com a iniciativa privada, no valor de R$ 11 milhões, e também nas sub-bacias de Curicica, na fronteira entre Barra e Jacarepaguá%u201D, disse o presidente da Cedae.
Segundo Victer, até o final de 2011 deverão ser coletados até 2,5 mil litros de esgoto por segundo.