Brasil

Com chuvas, Hemorio está com estoque de sangue em baixa e faz campanha para aumentar doações

postado em 12/04/2010 18:24
Rio de Janeiro ; A Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil do Rio de Janeiro, em parceria com o Instituto de Hematologia Arthur de Siqueira Cavalcanti (Hemorio), está convocando a população carioca a fazer doações devido ao baixo estoque de sangue em consequência do grande número de feridos no temporal que atinge o estado desde a segunda-feira passada (5/4).

O Hemorio, que abastece cerca de 180 hospitais em todo o estado, tem como meta da campanha normalizar o estoque, que está com 50% de seu volume disponível para transfusões.

Segundo a médica do Hemorio Naura Faria, é importante a população continuar doando sangue. ;Antes de fazermos essa mobilização, nosso estoque estava em 20%. Com isso, só era possível fazer as cirurgias emergenciais. Agora, estamos com 50%, por isso é importante que todos continuem doando, principalmente com tanta tragédia no Rio;, disse.

De acordo com Naura Faria, a doação pode ser feita em qualquer um dos dez centros de coleta que há na cidade. Para doar sangue é preciso ter entre 18 e 65 anos, pesar mais de 50 quilos, estar em boas condições de saúde, não ter ingerido bebida alcoólica nas 24 horas anteriores à doação, além de não ter comportamento sexual de risco e não ser usuário de drogas.

Na sede do Hemorio, na centro, a doação pode ser feita diariamente, inclusive aos domingos, das 7h às 18h. Informações sobre os locais que recebem doações podem ser obtidas no site www.saude.rio.rj.gov.br; pelo disque-sangue, no telefone 0800-282-0708; ou no Hemorio, (21) 2332-8611.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação