Brasil

Detentos concluem curso de qualificação profissional no Rio

postado em 13/04/2010 19:39
Rio de Janeiro ; Internos da Penitenciária Vicente Piragibe, no Complexo de Gericinó, em Bangu, na zona oeste, se formaram hoje (13) no projeto Aprendizes da Liberdade, promovido pelo Sistema Firjan em convênio com o governo do estado.

Quarenta detentos com idades entre 20 e 60 anos receberam qualificação profissional, certificada pelo Serviço Nacional da Indústria do Rio (Senai-RJ), em construção civil e marcenaria. Durante cinco meses, os estudantes cursaram aulas de leitura, matemática, cidadania e ética, meio ambiente, saúde, segurança e empreendedorismo.

Um presidiário que concluiu o curso de pedreiro faz planos: ;Quero voltar a trabalhar, ter carteira assinada e ajudar a minha família. Essa oportunidade que tive aqui dentro, não tive lá fora. Quero construir minha vida novamente;, afirmou R.S., que ganhará a liberdade nesta sexta-feira (16).

O projeto Aprendizes da Liberdade tem como objetivo dar qualificação profissional e proporcionar uma saída produtiva, com reeducação, ressocialização e chance de emprego e geração de renda para os egressos do sistema penitenciário.

O presidente do Sistema Firjan, Eduardo Eugenio Gouvêa Vieira, quer expandir o projeto. ;Hoje estamos formando 40 pessoas de um universo de 500 internos. Agora, o nosso desafio é atender a todos;, afirmou.

Durante a cerimônia, foi assinado outro convênio para a realização de quatro novas turmas de capacitação nos próximos meses.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação