Este é o segundo grupo a superar o número de imunizações previstas. Os profissionais de saúde tiveram 98% de adesão à campanha, com 2.455.641 doses administradas. Entretanto, apenas a metade das grávidas recebeu a vacina ;1.553.027 doses. O grupo representa uma em cada três mortes registradas este ano, além de 20% dos casos graves da doença.
Até o momento, 23,5 milhões de pessoas em todo o país foram imunizadas ; um aumento de 17,5% em relação à última segunda-feira (12), quando o balanço anterior havia sido divulgado.
O Ministério da Saúde faz um alerta para o feriado de Tiradentes, na próxima quarta-feira (21), quando a maioria dos postos de saúde deve permanecer fechada. A vacinação neste dia vai depender de estratégias específicas das secretarias estaduais e municipais.
Jovens de 20 a 29 anos, doentes crônicos com menos de 60 anos, grávidas e crianças de 6 meses a 2 anos têm até o dia 23 para se vacinar. Não está prevista prorrogação nova prorrogação.
Ao todo, o governo adquiriu 113 milhões de doses para vacinar 91 milhões de pessoas contra a doença. A meta é imunizar pelo menos 80% desse público. Os grupos prioritários são formados por pessoas com maior risco de desenvolver formas graves e de morrer. São eles: profissionais de saúde, indígenas, gestantes, pessoas com doenças crônicas, crianças de 6 meses a 2 anos, adultos de 20 a 29 anos e de 30 a 39 anos.