Brasil

PF prende no Rio de Janeiro colombiano acusado de ser o terceiro maior traficante de seu país

postado em 16/04/2010 17:07
A Polícia Federal (PF) prendeu nesta sexta-feira (17), no Rio de Janeiro, o colombiano Nestor Caro Chaparro, considerado o terceiro maior traficante de drogas da Colômbia. Chaparro foi preso no prédio em que vivia com sua companheira, em Copacabana, na zona sul da cidade.

A prisão de Chaparro é fruto de um processo de prisão preventiva para fins de extradição que tramita em sigilo no Supremo Tribunal Federal (STF). Embora não divulgue a data em que expediu o mandado de prisão contra o colombiano, a assessoria do tribunal diz que o alerta sobre a possível presença de Chaparro no Brasil foi feito pelo governo norte-americano em dezembro de 2005, via Interpol.

Segundo o chefe do Serviço de Inteligência Antidrogas da PF, delegado Cairo Costa Duarte, a prisão é resultado de quase um ano de trabalho de investigação policial. Chaparro está preso na Superintendência da PF, no Rio de Janeiro, onde ficará à disposição do STF. De acordo com o delegado, as autoridades ainda estão investigando a ação do colombiano desde que chegou ao país.

A prisão foi efetuada por um comando de agentes federais da Delegacia de Repressão a Entorpecentes (DRE) e do Grupo de Investigações Sensíveis (Gise), tropa de elite da PF de Brasília, com a colaboração de agentes da Drug Enforcement Agency (DEA), a unidade americana de combate às drogas.

Ainda esta tarde, a Polícia Federal dará uma entrevista coletiva sobre a prisão.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação