A imunização é um passo importante e imprescindível para a saúde das crianças, principalmente daquelas que ainda não completaram um ano. Mas e quando você descobre que a vacina que seu filho recebeu estava vencida? O que fazer? Denunciar.
Foi o que fez Cicília Pontes, mãe de um menino de apenas dois meses de vida. Ela levou a criança a uma unidade do Programa da Saúde da Família no bairro Treze de Maio, no último dia 12 de abril, para ser imunizada contra o rotavírus. Examinando o cartão de vacinas de seu filho, nesta sexta-feira, dia 16, descobriu que a dose estava vencida, válida somente até março deste ano.
Prontamente, Cicília denunciou o caso ao Ministério Público e logo uma equipe da Agevisa foi até o PSF apontado para apurar as supostas irregularidades. Lá o gerente de medicamentos Sérgio Briandeiro encontrou mais 3 ampolas da vacina com a data de validade ultrapassada; todas recolhidas.
O livro de registros de vacinação também foi recolhido para que o órgão inicie investigação para saber quais e quantas pessoas podem ter recebido o medicamento vencido e a partir daí tomar as devidas providências.
O MP vai encaminhar a denúncia para que os inqúeritos civil, penal e administrativo sejam instaurados. A secretaria de Saúde do município disse através de sua assessoria que não vai se pronunciar até que seja realizada uma reunião interna para discutir o caso. A data desta reunião e do pronunciamento não foram informadas.