Brasil

Incra deve apresentar hoje pedido de reintegração da posse de sede ocupada pelo MST

postado em 19/04/2010 11:56
Integrantes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) ocupam desde o início da manhã de hoje (19) a sede do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) em Brasília. Cerca de 700 integrantes participam da manifestação, de acordo com a entidade. Segundo o MST, o objetivo da mobilização é pressionar o governo a dar continuidade à reforma agrária.

De acordo com a procuradora do Incra, Deysianne Moreira, o instituto vai apresentar na Justiça Federal ainda hoje um pedido de reintegração de posse.

Os manifestantes chegaram ao prédio por volta das 5h e entraram de forma pacífica. Logo depois, ocuparam a entrada do edifício, sem permitir o acesso de funcionários que chegavam para trabalhar. O presidente do Incra, Rolf Hackbart, não conseguiu entrar no prédio.

Segundo o líder da mobilização e membro da coordenação nacional do MST, Luiz Afonso Arantes, ;a reforma agrária está parada; no país. ;A ocupação serve de elemento para pressionar o governo a atentar às necessidades do movimento;, acrescentou.

A mobilização faz parte da Jornada de Lutas pela Reforma Agrária, o chamado Abril Vermelho. O MST exige o assentamento das 90 mil famílias acampadas em todo o Brasil, assim como a atualização dos índices de produtividade, a garantia de recursos para as desapropriações e investimentos públicos nos assentamentos (crédito para produção, habitação rural, educação e saúde).

A jornada de lutas ocorre há 13 anos e marca o Dia Nacional de Luta pela Reforma Agrária (17 de abril). O dia foi instituído para relembrar o Massacre de Eldorado de Carajás, ocorrido em 1996, quando 19 sem-terra foram assassinados no sul do Pará.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação