Assistir aula com fome não deve mais fazer parte da realidade de quase oito mil estudantes de 22 escolas da zona rural de Jaboatão dos Guararapes, litoral pernambucano. A partir desta semana, os alunos receberão uma merenda extra na hora que chegarem à escola. Com isso, a secretaria de Educação do município espera contribuir para que as aulas se tornem mais produtivas, com alunos nutridos e concentrados.
O reforço na merenda é uma reivindicação antiga da diretora da Escola Martins de Albuquerque, Leila Oliveira, que há muitos anos é professora da rede municipal. A ideia foi acatada pela secretária de Educação, Mirtes Cordeiro, durante um encontro na Escola Municipal Mauricio Martins de Albuquerque, que reuniu professores, diretores e representantes dos conselhos do Fundeb e da Alimentação Escolar.
A diretora contou aos presentes que ao chegar na escola do Lote 56 ouviu de diversos professores que os alunos estavam famintos no início dos dias. A idéia de um lanche extra surgiu justamente para que eles tivessem os nutrientes necessários para poderem ter um aprendizado em bom nível desde a chegada. O investimento no reforço da merenda será de R$1,6 milhão por ano, com recursos do Tesouro Municipal.
No cardápio do lanche extra, os alunos terão achocolatados, sucos ou bebidas lácteas (iogurte) e bolachas variadas.