Brasil

Família de Sean Goldman pede ajuda ao governo brasileiro para ver a criança nos EUA

postado em 20/04/2010 20:08
Os advogados da família brasileira de Sean Goldman, de 9 anos, vão pedir na próxima semana que a Autoridade Central para Assuntos Federais (Acaf) interceda junto à Justiça americana para que os avós do menino possam visitá-lo nos Estados Unidos.

Sean foi pivô de uma longa disputa judicial no Brasil depois que mãe dele, brasileira, morreu e o pai, David Goldman, cidadão dos Estados Unidos, pediu a guarda do menino que vivia no Brasil com o padrasto e os avós. No ano passado, uma decisão do Supremo Tribunal Federal garantiu a guarda de Sean ao pai biológico.

Desde então, os avós da criança alegam que não conseguem visitá-lo nos Estados Unidos. ;Nós tentamos diretamente na justiça americana e não fomos atendidos. Agora vamos tentar a segunda via, que é pedir que o governo brasileiro seja o nosso interlocutor pela Convenção de Haia;, explicou o advogado da família, Carlos Nicodemos.

Ele a avó de Sean, Silvana Bianchi, estiveram hoje (20) no Senado para uma reunião com o presidente da Comissão de Direitos Humanos, senador Cristovam Buarque (PT/DF). Um dossiê apontando irregularidades na saída de Sean do Brasil, como a falta de passaporte, também foi entregue ao senador. ;O Brasil tem a obrigação de assegurar a esses avós o direito de visitar o neto no exterior, pela própria Convenção de Haia;, afirmou Buarque, em apoio à família.

A avó de Sean reclama que não consegue falar com o menino desde o dia 2 de março e que até então suas conversas com ele eram censuradas pelo pai. ;Eu era obrigada a falar com ele em inglês e não podia tocar em certos assuntos como, por exemplo, a saudade que a irmã sente dele;, conta a avó.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação