Rio de Janeiro ; Cerca de 900 ônibus foram multados pela Secretaria Municipal de Transportes do Rio ontem (21), na enseada de Botafogo e arredores, por causa de um culto evangélico da Igreja Universal, que reuniu cerca de 1 milhão de pessoas e parou o trânsito na zona sul da cidade. A informação foi divulgada nesta quinta-feira (22) pelo governo municipal.
O principal motivo das multas foi estacionamento irregular em vias não autorizadas. Essa é a segunda vez que a Igreja Universal calcula de forma equivocada o número de participantes e provoca transtornos aos moradores da cidade.
Ainda na tarde de ontem, a prefeitura fez um pedido de desculpas à população carioca pelos transtornos, por meio de nota, e garantiu que episódios como esse não se repetirão. Na nota, a prefeitura admite que não dimensionou corretamente o evento, sobretudo devido às informações equivocadas dos organizadores a respeito da quantidade de ônibus que iria para o local.
A estimativa da Polícia Militar é de que mais de 4 mil ônibus estacionaram na região durante todo o dia e parte da noite de ontem (21), quase o triplo do que havia sido informado pelos organizadores do evento.