postado em 02/05/2010 13:33
Rio de Janeiro - Pelo menos cinco pessoas morreram e uma mulher ficou ferida durante uma troca de tiros entre traficantes e policiais civis que realizam uma megaoperação no Complexo da Maré, na zona norte do Rio de Janeiro.Entre 250 e 300 policiais civis de várias delegacias especializadas da capital fluminense iniciaram a ação nas primeiras horas da manhã deste domingo (2/), com o objetivo de combater as diversas quadrilhas que controlam a venda de drogas na região e o assalto a condutores de carros e motos, principalmente na Avenida Brasil ; que é a principal via de entrada no estado do Rio de Janeiro e liga as zonas oeste e norte ao centro da cidade.
A operação ficou concentrada nas favelas Parque União, onde um dos suspeitos de envolvimento com tráfico de drogas foi morto, e na Nova Holanda, onde quatro suspeitos foram atingidos, chegaram a serem levados para o hospital, mas já chegaram mortos.
As informações iniciais da Polícia Civil indicam que um dos mortos seria o traficante Alessandro Francelino dos Santos, conhecido como Pitoco, acusado de ter assassinado o repórter fotográfico do jornal O Dia, André Alexandre Azevedo, de 34 anos, durante tentativa de roubo da moto do fotógrafo na Avenida Brasil, no subúrbio da cidade.
A operação teve o apoio tático de um helicóptero da Polícia Civil. Por causa da troca de tiros, o trânsito chegou a ser interditado na Linha Vermelha, no sentido centro, e os motoristas tiveram que usar a Avenida Brasil para chegar à região.
Embora a polícia ainda não tenha divulgado um balanço oficial sobre a operação, informações indicam que foram apreendidas armas, inclusive granadas, motos e carros roubados e vários suspeitos foram presos.