Brasil

Encontro em Brasília discute as principais contribuições para a ciência

E avalia a formação dos profissionais da área nos dias de hoje

Luiza Seixas
postado em 06/05/2010 08:45
Renomados profissionais da área de saúde de todo o país estarão reunidos em Brasília entre 20 e 22 de maio para o XIII Conclave da Federação Brasileira de Academias de Medicina. Nesta edição, de acordo com os organizadores do evento, os temas principais serão a contribuição da ciência e das novas tecnologias para o setor, e como é feita a formação dos novos médicos.

Segundo o presidente da Academia de Medicina de Brasília, José Leite Saraiva, os estudantes de hoje entram na faculdade já sabendo a especialidade em que desejam atuar e acabam deixando de lado o objetivo principal, ou seja, obter o título de médico e não o de especialista. ;Em uma graduação, a gente pressupõe que o aluno de medicina esteja aprendendo todo o processo para ser médico e que as especialidades serão feitas na pós-graduação. Então, precisamos melhorar tanto a faculdade quanto o Ministério da Educação, que não fiscaliza e permite isso. O recém-formado tem que ter a noção geral da profissão. Assim, pode avaliar qualquer doença, tirar o paciente de um possível estado de falência e encaminhar para o especialista;, afirmou. Para Saraiva, o mais importante é que se formem os dois tipos de médicos: especialistas e generalistas.

Por ser um assunto relevante ; explica Saraiva ; esses estudantes poderão, gratuitamente, participar do encontro. ;Para eles, o tema é fundamental não só para tomarem conhecimento como também para que possam refletir sobre sua formação.;

Em relação ao debate sobre as tecnologias, de acordo com o secretário da comissão organizadora, Marcos Vinícius Ramos, o tema é importante, ;pois os médicos estão se acostumando a confiar nas máquinas;. Portanto é necessário ver a importância e os pesos relativos que elas têm na medicina praticada hoje. ;Algumas especialidades, como diagnóstico por imagens e cirurgias cardiovasculares, são as que mais sofreram impacto, mas de forma positiva. Porém, elas trazem um alto custo com resultado nem sempre satisfatório, e afasta a relação entre médico e paciente;, completou.

Para participar do evento, o interessado deve se inscrever em www.amebrasilia.com.br.

Leia a programação completa do encontro

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação