postado em 06/05/2010 16:13
Morre, aos cem anos de idade completos em janeiro deste ano, Maria Amélia Alvim Buarque de Holanda mãe de sete filho, entre eles o cantor e compositor Chico Buarque de Hollanda e viúva do historiador Sérgio Buarque de Hollanda. Mémélia, como era chamada pelos familiares e amigos mais íntimos, morreu dormindo na madrugada desta quinta-feira (6/5). O presidente Lula que esteve presente no aniversário de 100 anos de Maria Amélia, em janeiro, lamentou e lembrou o encontro com ela em nota divulgada nesta tarde (6). Como amigo da família, Lula diz que foi muito doloroso receber a notícia e que sempre teve muito orgulho de desfrutar da amizade de Maria Amélia.
O velório será realizado no sábado, no Memorial do Carmo, no Rio de Janeiro.
Leia a íntegra da nota
Nota de pesar do Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, pelo falecimento de Maria Amélia Alvim Buarque de Holanda
Maria Amélia era uma pessoa que aliava ternura a firmeza, inteligência e preocupações sociais. Mesmo sendo filha de família tradicional, durante toda a vida lutou e apoiou as lutas pela liberdade e por uma sociedade mais igualitária. Juntamente com seu companheiro, o consagrado intelectual Sérgio Buarque de Holanda, foi uma das fundadoras do PT. Há poucos meses, durante as comemorações de seus 100 anos de idade, eu a encontrei, como sempre, lúcida e demonstrando estar ligada às questões que afetam nosso país e nosso povo. Memélia, como era chamada na intimidade, foi um modelo de integridade e de vida, o que foi transmitido a todos os filhos. Para mim, foi muito doloroso receber a notícia de sua perda, uma vez que sempre tive muito orgulho de desfrutar de sua amizade. Neste momento difícil, de consternação, solidarizo-me com todos os seus filhos, parentes e amigos.
Luiz Inácio Lula da Silva
Presidente da República Federativa do Brasil