Brasil

Uma advogada é expulsa e outros 31 são suspensos da OAB em Pernambuco

Diário de Pernambuco
postado em 06/05/2010 18:27

A Ordem dos Advogados do Brasil, seccional Pernambuco (OAB-PE), anunciou, nesta quinta-feira (6), a punição de 32 advogados que cometeram infrações ético disciplinares no estado. Desses, um será expulso e perderá o direito de advogar. Trata-se da profissional Terezinha Medeiros de Souza, suspeita de tráfico internacional de órgãos.

Os demais 31 não poderão exercer a profissão por prazos que variam de 30 a 90 dias, podendo ser prorrogado esse período. Dentre os crimes cometidos pelos advogados, estão inadimplência, extravio ou retenção abusiva de autos e não prestação de contas aos clientes.

Segundo o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil em Pernambuco (OAB-PE), Henrique Mariano, a maioria dos casos de suspensão foi motivada por inadimplência (17). "Estamos tentando negociar com os advogados para que eles fiquem em dia", adiantou. De acordo com o presidente, o índice de inadimplência é de cerca de 40%.

Apesar das punições, Henrique Mariano defendeu a classe, ressaltando que os incorretos são uma minoria. "A maioria é ética na OAB", atestou.

A lista com os nomes dos advogados punidos foi divulgada na edição desta quinta-feira do Diario Oficial do Estado e estará disponível no site da OAB a partir desta sexta-feira

Da redação do DIARIODEPERNAMBUCO.COM.BR, com informações do repórter Rafael Dias

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação