postado em 07/05/2010 17:02
A juíza federal Paula Mantovani Avelino, da 1; Vara Federal Criminal, adiou para 21 de fevereiro de 2011 o julgamento dos três acusados de matar o cacique Guarani-Kaiowá Marcos Veron. A nova data foi determinada devido ;a impossibilidade orçamentária da Justiça Federal em São Paulo em arcar com as despesas de um novo júri ainda neste ano;. O julgamento foi suspenso na última terça-feira (4) depois que o responsável pela acusação, o procurador Vladimir Aras, decidiu se afastar o caso.
Os réus citados no processo ; Estevão Romero, Carlos Roberto dos Santos e Jorge Cristaldo Insabralde ; não compareceram alegando falta de recursos financeiros para arcar com as despesas da viagem entre Mato Grosso do Sul e São Paulo.
O crime ocorreu em janeiro de 2003, na cidade de Juti, Mato Grosso do Sul. Funcionários da Fazenda Brasília do Sul atacaram índios que ocupavam o local e Veron foi morto durante a ação. A pedido do Ministério Público Federal (MPF), o julgamento foi transferido para São Paulo. Na avaliação do MPF, os acusados poderiam exercer algum tipo de influência caso a ação corresse no estado onde ocorreu o crime.