Luiza Seixas
postado em 08/05/2010 07:00
O Ministério da Saúde não está satisfeito com o número de grávidas e jovens entre 20 e 29 anos que já se imunizaram contra a influenza A (H1N1), a gripe suína. Balanço divulgado ontem pelo ministro José Gomes Temporão, no Rio de Janeiro, mostra que profissionais da área de saúde, crianças entre seis meses e dois anos e doentes crônicos já alcançaram a meta estabelecida pelo órgão de proteger pelo menos 80% do público-alvo, mas a imunização das gestantes e dos jovens com idade entre 20 e 29 anos ainda está abaixo do esperado: apenas 63% e 69% (ou 1,9 milhões e 24,5 milhões), respectivamente, se vacinaram.
;A vacina é segura. E a maioria dos óbitos por causa da gripe foi em grávidas. Peço um esforço adicional porque essa é a única maneira de se proteger contra a doença;, disse Temporão, que lamentou o fato de os índices nesses grupos não terem chegado aos 80%. A meta, segundo o ministério, é prevista em todas as campanhas de vacinação.
Depois da mea-culpa, o ministro aproveitou o momento para ressaltar o trabalho realizado pelos profissionais que trabalham nos mais de 36 mil postos em todos os estados para ajudar o país a alcançar a meta. E criticou, mais uma vez, as informações falsas sobre a vacina, que foram divulgadas na internet. ;A imunização não é prejudicial para ninguém;, enfatizou.
Publicidade
Se os sucessivos apelos do ministro para que alguns grupos se vacinem ainda não deram muito resultado, sua igual insistência em culpar a internet pela baixa procura parece ter convencido a população. O estudante de publicidade, João Felipe Alves, 21 anos, por exemplo, acredita que os jovens, por ter mais acesso à rede e a correntes de e-mail, receberam diversas mensagens sobre as reações adversas por causa do imunizante e se assustaram. ;Eu mesmo fui prorrogando a minha vinda ao posto de saúde e só decidi me vacinar porque fiquei com medo do número de casos. Mas acredito que, além desses e-mails, os jovens não se vacinam porque acham que são muito saudáveis e não ficam doentes nunca;, disse. Para João, outro problema foi a forma com que o ministério fez a publicidade da campanha. ;Eles deviam ter feito uma campanha com a linguagem dos jovens. Assim, atrairiam mais pessoas;, completou.
Durante o balanço, Temporão destacou que o número de brasileiros imunizados já chega a 47,3 milhões, e que a estimativa da Organização Mundial de Saúde (OMS) é que em todo o mundo o número de doses aplicadas passe dos 400 milhões. ;No Brasil, estamos caminhando rapidamente para 50 milhões de pessoas vacinadas, mais de 15% de todas as doses aplicadas em todo o mundo;, disse. Ainda segundo o ministro, este ano o país contabilizou 361 casos e 50 mortes por causa da gripe. Em relação aos óbitos, as mulheres correspondem a 76% do total e as gestantes, a 32%.
LULA APROVA RECEITA DO SEXO
; O presidente Luiz Inácio Lula da Silva reforçou ontem, em Ipojuca (PE), a recomendação do ministro da Saúde, José Gomes Temporão, para que as pessoas tenham relações sexuais com o objetivo de combater a hipertensão. Durante a cerimônia de lançamento do primeiro navio do Programa de Modernização e Expansão da Frota da Transpetro, Lula brincou com um prefeito ao lembrar que as pessoas reclamam da saúde. ;O meu ministro da Saúde falou que, para cuidar da pressão, tem que fazer sexo. Então, não fique lamentando, vá à luta, meu companheiro.;