Chegou a vez dos adultos de 30 a 39 anos procurarem um dos 36 mil postos de vacinação em todo o Brasil para tomarem a vacina contra a gripe A (H1N1). Esta é a quinta e última etapa, que começou nesta segunda-feira (10/5) e termina no fim da próxima semana, no dia 21 de maio.
A meta da campanha de vacinação do Ministério da Saúde é imunizar, pelo menos, 24 milhões de adultos, o que representa 80% do público-alvo estimado em 30 milhões.
Até o momento, 50 milhões de brasileiros estão imunizados contra o vírus H1N1. Os profissionais de saúde e as crianças menores de 2 anos já superaram a meta e vacinaram 100% do público-alvo. Nos demais grupos, o Ministério da Saúde contabilizada 76% dos portadores de doenças crônicas (15 milhões), 64,5% das gestantes (1,9 milhão) e 71,7% de adultos de 20 a 29 anos (25,2 milhões). O Ministério da Saúde recomenda que os estados e municípios que ainda não atingiram as metas montem estratégias para vacinar os públicos alvos cuja cobertura não atingiu os 80% preconizados.
O Ministério da Saúde informou que as gestantes também têm até o dia 21 para se imunizar. As crianças que ainda não tomaram a segunda dose devem ser levadas aos postos.
Nesta última etapa, os estados que não atingiram as metas estimadas pelo Ministério poderão abrir a vacinação para pessoas que pertencem aos grupos que já tiveram as campanhas finalizadas. Mas a decisão de prorrogar ou não o prazo de imunização cabe à Secretaria de cada estado, de acordo com a assessoria de imprensa do Ministério da Saúde. O principal critério para estender a campanha para grupos como o dos jovens de 20 a 29 anos, depende da meta atingida em cada local.