postado em 10/05/2010 19:55
O secretário da Segurança Pública de São Paulo, Antonio Ferreira Pinto, determinou nesta segunda-feira (10), o afastamento dos comandantes do 22; Batalhão de Polícia Militar Metropolitano (22; BPM/M), à qual pertencem os quatro policiais envolvidos na morte do motoboy Alexandre Menezes dos Santos, 25 anos, ocorrida na zona sul da capital, no último sábado (8).Os comandantes do 22; BPM/M, tenente-coronel Gerson Lima de Miranda; e da 3; Companhia do 22; BPM/M, capitão Alexander Gomes Bento, foram afastados de suas funções por, na visão de Ferreira Pinto, revelarem com o fato, a falta de comando da tropa.
De acordo com a assessoria de Imprensa e Comunicação da Secretaria da Segurança Pública será apurada eventual omissão destes comandantes no campo administrativo.
Os quatro soldados são acusados de asfixiar e torturar o motoboy que chegou a ser levado para o hospital, mas morreu de traumatismo craniano. Eles foram presos pela corregedoria da PM de São Paulo, onde alegaram que abordaram Alexandre por ele estar dirigindo uma moto sem placa na contramão e por ter fugido do bloqueio da polícia. Eles disseram tambpe que deram "gravatas" no pescoço do rapaz até que ele desmaiasse. A ação aconteceu na frente da casa do rapaz e sua mãe teria assistido toda a ação dos policiais.