Estado de Minas
postado em 12/05/2010 12:30
Cerca de 30 famílias que possuem imóveis interditados nos quatro prédios vizinhos ao Edifício Ágata, no Bairro Anchieta, Região Centro-Sul de Belo Horizonte, foram liberadas pela Defesa Civil para buscar objetos pessoais. A entrada dos moradores nos prédios ameaçados é acompanhada por fiscais da Defesa Civil nesta quarta-feira.As famílias estão alojadas em hotéis, apartamentos alugados pelo shopping Plaza Anchieta e em casas de parentes. Eles estão fora de casa desde a interdição dos imóveis no dia 2 de abril, quando o muro de contenção nos fundos do edifício Ágata desabou.
A assessoria do shopping informou que estão sendo realizadas reuniões semanais com as famílias prejudicadas para que eles acompanhem todos o processo de estabilização das construções.
As obras estão em sua penúltima fase, que compreende o calçamento dos pilares do Ágata e o jateamento de concreto de uma estrutura para dar estabilidade ao edifício e prédios vizinhos. As intervenções devem ser concluídas até o final desta semana. Um novo laudo será produzido e entregue à Defesa Civil e outros órgão competentes que irão reavaliar aos métodos da demolição parcial.