Diário de Pernambuco
postado em 13/05/2010 11:00
Um acidente com a porta eletrônica da entrada C do Shopping Center Recife, em Boa Viagem, Zona Sul do Recife, provocou indignação de frequentadores do centro de compras, ontem à tarde. Por volta das 14h30, um homem, que não quis se identificar, entrava no shopping quando a porta se fechou atingindo o rosto dele. De acordo com testemunhas, o impacto veio acompanhado de um barulho que chamou a atenção de quem estava por perto.Segundo funcionários que trabalham no centro de compras, esta não foi a primeira vez que o equipamento teria apresentado defeito Foto: Edvaldo RodriguesDPD.APress
Com o nariz sangrando muito e suspeita de fratura, o homem foi atendido inicialmente por funcionários de uma farmácia e, em seguida pela equipe de socorristas do centro de compras. Após os primeiros socorros, a vítima foi encaminhada para um hospital particular. Após o acidente, a porta eletrônica foi desligada pelo resto da tarde, mas o episódio não foi esquecido. Funcionários de um café, próximo à entrada C, contaram que já testemunharam mais de uma vez problemas com o fechamento do equipamento. "Já presenciei duas vezes a porta fechar enquanto uma pessoa passava. Na primeira vez, foi só o susto. Agora foi mais grave", afirmou a comerciária Flávia Valéria da Silva, 25 anos.
De acordo com relatos de funcionários das lojas, a vítima ficou bastante nervosa por causa do sangue. "O homem não gritou, mas ficou muito assustado porque era muito sangue. Até que os funcionários da farmácia ao lado levaram ele para dentro antes que a equipe do shopping chegasse", revelou a comerciária Shirley Bezerra silva, 25.
A estudante universitária Bárbara Bezerra de Menezes, 20, contou que já viu uma das portas eletrônicas não funcionar como deveria. "Eu já vi a porta não abrir e também já vi fechar na hora que a pessoa está passando. Acho que é uma questão de fazer a regulagem. A manutenção precisa ser mais eficiente", afirmou a frequentadora. O acidente de ontem não chegou a provocar a pânico, mas trouxe preocupação entre as pessoas que tomavam conhecimento do ocorrido.
Risco - O empresário Gustavo Procópio, 33, ressaltou que há um fluxo intenso de pessoas entrando e saindo do local, sem se preocupar se aporta irá funcionar ou não. "As pessoas atravessam automaticamente, acreditando que a porta simplesmente irá abrir na hora de passar, mas se isso não acontece, então é um problema. Já imaginou se fosse uma criança ou uma pessoa idosa? O estrago teria sido muito maior", ressaltou. De acordo com a assessoria de imprensa do Shopping Center Recife, a equipe de segurança do centro de compras ainda vai analisar as imagens do circuito interno de TV para apurar se houve falha no sistema eletrônico da porta. A primeira versão apresentada foi a de que o homem teria batido na porta e não o contrário. Difícil entender, no entanto, como isso seria possível, uma vez que a porta automática deveria abrir ao registrar uma aproximação. Ainda segundo a assessoria de imprensa do Shopping Center Recife, o homem acidentado recebeu toda assistência antes de ser encaminhado a um hospital particular.