postado em 15/05/2010 15:33
Um dos maiores acervos de cobras, escorpiões e aranhas para pesquisas foi destruído na manhã deste sábado na Zona Oeste de São Paulo. O laboratório de reptéis do Instituto Butantan continha mais de 70 mil espécies e a estimativa é de que todas tenham sido queimadas. As informações são do site G1.O prédio estava vazio quando o fogo começou e os bombeiros tiveram de quebrar as paredes para entrar no estabelecimento. As causas do incêndio ainda estão sendo apuradas pela perícia.
Até o fim da manhã, ainda havia fumaça saindo do prédio de 600 metros quadrados, onde eram realizadas pesquisas com os animais já mortos, conservados em formol. Os animais vivos, entre eles aranhas, foram levados para um local seguro. As imediações ficaram interditadas por um longo período devido ao risco de desabamento.
O Instituto Butantan é um centro de pesquisas biomédicas fundado em 23 de janeiro de 1901 e responsável pela produção de soros e vacinas. Conta com parque, museus, bibliotecas e serpentário. A assessoria de imprensa do Butantan informou que está no local do incêndio fazendo um levantamento sobre os prejuízos.