Brasil

Aulas noturnas de direção serão obrigatórias a partir de amanhã

postado em 16/05/2010 18:14
Brasília - A partir de amanhã (17), será obrigatória a aplicação de aulas noturnas de direção a futuros motoristas. A Resolução 347/2010 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) determina que 20% das aulas práticas de direção veicular sejam feitas no período noturno.

A medida não traz acréscimo na carga horária. Das 20 horas de aula exigidas para obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), ou da Autorização para Conduzir Ciclomotores (ACC), por exemplo, 4 horas serão destinadas ao período da noite. Nos casos de adição ou mudança de categoria, serão 3 horas de aula das 15 exigidas.

O diretor do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), Alfredo Peres da Silva, considera a aprovação da lei uma grande conquista. Segundo ele a fiscalização ficará a cargo dos departamentos de Trânsito (Detran) de cada localidade. ;O próprio Detran vai fiscalizar, como ele já faz. Apenas será adicionada mais essa atribuição às inspeções.;

;Essa lei foi criada com o intuito de formar um condutor melhor capacitado. O novo motorista deve aprender a dirigir no período noturno. Tem que se acostumar com a luminosidade, saber calcular a distancia baseado-se nos faróis, dar seta, dentre outras coisas;, disse Alfredo Peres da Silva.

De acordo com o diretor de ensino da Auto Escola Brasília, Alfredo Carneiro dos Santos Júnior, essa nova lei é importante para que o futuro condutor saiba dirigir à noite. ;É necessário que realmente haja por parte do órgão fiscalizador uma inspeção para verificar a aplicação das aulas noturnas. Não adianta estabelecer a lei e não fiscalizar;.

A estudante Ketty Lara, que se prepara para obter a certeira de motorista, acha que as aulas noturnas são fundamentais na formação. ;Precisamos aprender a dirigir com todas as condições adversas de tempo principalmente à noite que tem pouca luminosidade. Quem dirige à noite pela primeira vez pode ter dificuldade;, finaliza a aprendiz.

A lei é válida em todo território nacional, para todas as pessoas que darão entrada ao processo de habilitação a partir de segunda-feira (17).

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação