Brasil

Grupo de adolescentes briga em shopping do Recife e faz arrastão nas ruas

Diário de Pernambuco
postado em 17/05/2010 10:02
Moradores e frequentadores do bairro de Boa Viagem viveram uma hora de pânico no início da noite de ontem (16/5). O terror começou um pouco antes das 18h, com uma briga entre dois grupos de adolescentes rivais dentro do estacionamento do Shopping Center Recife. Os jovens portavam bombas caseiras e rojões, além de canos de ferro que usavam para simular revólveres. Os clientes do centro de compras ficaram desesperados com a situação. Segundo relatos, houve tumulto dentro do shopping. O medo ficou ainda maior quando os adolescentes começaram a detonar os explosivos. Os seguranças do local conseguiram dispersar o grupo, formado por, pelo menos, 30 jovens na faixa etária entre 14 e 17 anos. Mas eles saíram de lá e continuaram o tumulto, realizando arrastão e atos de vandalismo pelas ruas do bairro.

O grupo só foi controlado depois que policiais militares do 19; Batalhão apreenderam 13 adolescentes que estavam dentro de um ônibus da linha Ibura/Boa Viagem, na Rua Barão de Souza Leão. Quando chegaram na Gerência de Polícia da Criança e do Adolescente (GPCA), no entanto, eles foram liberados mediante autorização da delegada Lúcia de Fátima. Diante do tamanho da confusão, a ação foi considerada articulada pela polícia.

Quando saíram do shopping, os dois grupos se dividiram e se espalharam pelas avenidas Boa Viagem, Conselheiro Aguiar e Domingos Ferreira, seguindo para a Pracinha de Boa Viagem e para a Rua Barão de Souza Leão. Durante o trajeto, apedrejaram ônibus e roubaram pessoas que encontraram pelo caminho. As paradas dos coletivos, que estavam lotadas, foram os principais alvos dos vândalos. Uma criança que estava dentro do ônibus onde os adolescentes foram apreendidos foi ferida na cabeça com uma pedrada. A vítima não foi identificada. "Foi um terror. Uma senhora passou correndo e disse que tinha havido arrastão na pracinha. De repente, os meninos apareceram, mas foram interceptados pela polícia quando estavam no ônibus", contou o segurança de uma farmácia que fica na Rua Barão de Souza Leão, Diego Fonseca.

Até as 21h30 de ontem, três pessoas já tinham ido prestar queixa na Delegacia de Boa Viagem. Uma delas teve o celular roubado, a outra, uma camisa da seleção brasileira de futebol. A terceira foi o inspetor de segurança do Shopping Recife, Ivanildo Farias Soares. "Ele chegou aqui na delegacia com três bombas e um pedaço de ferro utilizado pelos adolescentes. Disse que os meninos chegaram a apontar os rojões para os seguranças do shopping para tentar intimidá-los. Apesar de terem conseguido retirar os garotos do estacionamento, eles se espalharam pelas avenidas e começaram uma nova confusão", contou a comissária Lucy Santos.

"Uma ação desse tipo só pode ter sido articulada. Certamente eles haviam combinado causar tumulto e arrastão. Esses meninos vieram preparados para aterrorizar mesmo", ressaltou a comissária. A informação foi confirmada pelos policiais do 19; que apreenderam os adolescentes. "Eles são do Ibura e região vizinha, já saíram prontos para causar esse tumulto geral. Felizmente conseguimos apreender parte deles", disse o soldado Ricardo Alves. A reportagem tentou contato com a assessoria do Shopping Recife, mas não conseguiu.

O assunto foi discutido no Twitter. Algumas pessoas que saíam do centro de compras no momento da investida relataram os momentos de terror. "Vim agora do Shopping Center Recife, teve arrastão, ônibus quebrado e briga. Todo domingo é isso", postou no microblog mhateusvandrade. "Cuidado!! No Shopping Center Recife arrastão na entrada ao lado do Bompreço", publicou GeraCisneiros.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação