Brasil

Campanha em BH combate exploração sexual juvenil

Estado de Minas
postado em 17/05/2010 15:44
Quem passar pela Praça Sete nesta terça-feira, 18 de maio, entre 10h e 12h, receberá flores, informativos sobre violência sexual, além de assistir a uma peça teatral sobre o tema. A ação faz parte da campanha ;Faça Bonito ; Proteja nossas Crianças e Adolescentes;, do Comitê Nacional de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes.

Segundo dados do Serviço de Enfrentamento ao Abuso e Exploração Sexual Contra Crianças e Adolescentes da Prefeitura de Belo Horizonte, de janeiro a agosto do ano passado, 1.030 casos de violências foram atendidos nas nove regionais da cidade, sendo que 90% das denúncias foram de abuso sexual e 10% de exploração sexual.

Durante todo o mês haverá diversas ações desenvolvidas pelas Comissões Operativas Locais em todas as Regionais da Prefeitura de Belo Horizonte, com mobilizações e exibição de filmes sobre o tema nos Centros Culturais das regionais.

Feira de Artesanato

No próximo domingo, dia 23 da maio, a Feira de Artesanato da Avenida Afonso Pena também receberá as atividades da Campanha, junto com o projeto ;Escadaria;, da Empresa de Turismo de Belo Horizonte (Belotur). As atividades acontecem na entrada do prédio da Prefeitura Municipal de Belo Horizonte, Afonso Pena, 1212, entre 9h30 e 12h.

Casos de violência na capital

A coordenadora do Programa de Ações Integradas e Referenciais de Enfrentamento à Violência Sexual Infanto Juvenil (PAIR-MG), destaca que a importância desta data para o combate a esse tipo de crime. ;A violência sexual é a pior forma de exploração do trabalho infantil. A criança tem prejuízos irreparáveis no seu desenvolvimento;, afirma.

Ainda de acordo com a coordenadora do PAIR, 90% dos casos de violência sexual registrados na Delegacia Especializada em Crimes contra a Criança e Adolescente são cometidos por alguém próximo a criança, geralmente parentes ou vizinhos.

Disque 100

O serviço Disque Denúncia Nacional de Abuso e Exploração Sexual Contra Crianças e Adolescente recebe, encaminha e monitora denúncias de violência contra crianças e adolescentes recebidas de todos os estados brasileiros. Segundo o último relatório, de maio de 2003 a abril de 2010, o serviço recebeu mais de 120.000 denúncias.

Em Minas Gerais, 9.592 denúncias de exploração sexual de crianças e adolescentes foram encaminhadas para o serviço. O Disque 100 é gratuito e não é preciso se identificar. Em Minas, as denúncias também podem ser encaminhadas para o Disque Direitos Humanos, pelo 08000-311119.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação