Brasil

Relatora da ONU sobre trabalho escravo chega ao Brasil

postado em 17/05/2010 16:40
A relatora especial das Nações Unidas (ONU) sobre formas contemporâneas de escravidão, a advogada armênia Gulnara Shahinian, chegou hoje (17) ao Brasil.

A relatora ficará hoje e amanhã em Brasília; depois seguirá para São Paulo (dias 19 e 20); Cuiabá (21 e 22) e retornará à capital federal no dia 24, onde permanecerá até o final da missão no dia 28. No dia 27, Shahinian deverá apresentar relato da viagem à imprensa. A relatora visita o país a convite do governo federal.

Nenhum dos destinos da relatora da ONU lidera a lista de municípios onde são feitas as operações de fiscalização para erradicação do trabalho escravo. Segundo o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), Goiás, Pará e Paraná são os estados com maior número de autos de infração lavrados pelas fiscalização em 2009 e 2010.

No ano passado, foram resgatadas 3.769 pessoas em condições análogas à escravidão pela fiscalização do MTE. Este ano, até o dia 11 de maio, já foram libertas 653 pessoas.

Segundo o Centro de Informações da ONU no Brasil, Shahinian pretende reunir-se com autoridades do governo, membros do Poder Judiciário, acadêmicos, representantes de comunidades e organizações não governamentais.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação