Ministério da Sáude anunciou nesta sexta-feira (21/5), a ampliação da campanha de vacinação contra gripe A (H1N1) para crianças de dois à menores de cinco anos (4 anos e 11 meses, segundo especificação do ministério). Para esse público de 9,6 milhões de crianças, o ministério reservou 10,8 milhões de doses da vacina.
Os mais de 36 mil postos de saúde em todo o país estarão preparados para receber essas crianças a partir de segunda-feira (24) até o dia 2 de junho. É important lembrar que as crianças nessa faixa etária deve ser imunizadas em dois momentos com uma meia dose de vacina. A primeira aplicação acontecerá na próxima semana e a segunda, 21 dias após a primeira quando haverá nova convocação para os pais e responsáveis levarem seus filhos novamente para os postos de vacinação. Durante esse período, o ministério prorrogou também o prazo para as pessoas de 30 a 39 anos, idosos e gestantes que ainda não se imunizaram.
Essa nova faixa etária, de crianças de dois à cinco anos, apresenta maior vulnerabilidade a desenvolver complicações pela gripe A, depois dos grupos prioritários já incluídos anteriormente na campanha que terminaria nesta sexta-feira.
Mais de 61 milhões de pessoas já se vacinara contra a gripe A, o que corresponde a 70% do público-alvo da campanha. De acordo com o balanço da campanha.