Brasil

Vereadores apontam irregularidades em albergue de São Paulo

postado em 24/05/2010 21:51
Os vereadores que integram a Frente Parlamentar por Políticas Públicas para População em Situação de Rua apontaram hoje (24) várias irregularidades em um albergue da região central de São Paulo. Em vistoria realizada no Albergue Pedroso, conveniado à prefeitura, os vereadores encontraram problemas de higiene e no atendimento a moradores de rua.

Segundo o presidente da frente parlamentar, vereador Chico Macena (PT), as pessoas que usam o albergue ouvidas pela comissão relataram ter contraído doenças de pele causadas pelo mau estado de conservação das camas do albergue.

Em entrevista à Agência Brasil, Macena afirmou também que os moradores de rua idosos e os que são dependentes químicos recebem tratamento inadequado no local. ;Eles ficam todos misturados, enquanto precisam de uma atenção especial;, afirmou.

O Albergue Pedroso recebe diariamente cerca de 300 pessoas. O coordenador do local, Luiz Wilson Pereira, disse que não há problemas de higiene, mas admitiu que o albergue não oferece atendimento específico aos diferentes perfis de usuários. ;Não temos condições de prestar esse tipo de atendimento;, afirmou.

A vistoria dos vereadores ao Albergue Pedroso chegou a ser impedida pelos funcionários da instituição. Só após uma hora de espera, a entrada dos vereadores foi liberada pela coordenação do albergue. Pereira afirmou que o impedimento ocorreu em função das regras impostos pela prefeitura de São Paulo. Segundo ele, ninguém que não seja morador de rua pode entrar no albergue sem prévia autorização.

A Secretaria Municipal de Assitência Social informou, entretanto, que a decisão de barrar os vereadores foi do albergue. A secretaria disse ainda que o local é público e pode ser vistoriado por membros da Câmara Municipal a qualquer momento.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação