Brasil

PF apreende matéria-prima do êxtase pela primeira vez em Minas

Priscila Robini, Estado de Minas
postado em 25/05/2010 16:04
Suspeito tentou burlar raio-x e cães farejadores com papel carbono e café

A Polícia Federal apreendeu na manhã desta terça-feira (25) 307 gramas de MDMA em pó, susbstância usada para produzir comprimidos de êxtase, e 206 gramas de haxixe. A apreensão foi feita no Aeroporto Internacional Tancredo Neves, em Confins, na Grande BH.

Os agentes aguardavam o suspeito que transportava a droga e o identificaram dentre os passageiros de um voo vindo de Lisboa. Esta é a primeira vez que o MDMA (metilenodioximetanfetamina) é apreendido em Minas.

As investigações que levaram ao rapaz foram iniciadas na última semana, quando 50 comprimidos de êxtase foram apreendidos em BH. Policiais federais da Delegacia de Repressão a Entorpecentes descobriram que o homem estaria retornando da Europa com o material para revender na capital mineira.

O homem não teve o nome revelado pela polícia. Ele mora na Região Centro-Sul de Belo Horizonte e viajava sozinho. Depois do flagrante foi encaminhado à Penitenciária Nelson Hungria, em Contagem, onde ficará à disposição da Justiça Federal, respondendo pelo crime de tráfico internacional de drogas.

No sapato

De acordo com a PF, o jovem carregava o MDMA e o haxixe em três embalagens escondidas em sapatos. Cada pacote era envolvido por plástico e as drogas estavam misturadas com pó de café para dificultar a ação de cães farejadores. Uma camada de papel carbono revestia os pacotes para tentar camuflar a fiscalização do raio-X. A tática não funcionou, pois, segndo a polícia, os equipamentos podem encontrar todo tipo de material orgânico.

A quantidade apreendida de MDMA seria suficiente para a produção de 10.000 comprimidos de êxtase. Cada grama da droga poderia ser vendida por cerca de R$ 100.

As drogas foram encaminhadas para o Setor Técnico-científico da Superintendência da Polícia Federal em Minas Gerias, para análises periciais.

(Com informações da Polícia Federal de Minas Gerais)

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação