Brasil

Obama envia representante ao Fórum Mundial da Aliança de Civilizações no Rio de Janeiro

postado em 26/05/2010 19:23
O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, enviará ao Brasil a secretária-adjunta de Estado para Assuntos de Organizações Internacionais, Esther Brimmer. Ela participará do 3; Fórum Mundial da Aliança de Civilizações, que começa amanhã (27) e vai até sábado (29), no Museu de Arte Moderna (MAM), no Rio de Janeiro.

Em comunicado do Departamento de Estado, o governo norte-americano informou que vai aderir à Aliança das Civilizações. Será a primeira vez que a delegação dos Estados Unidos participará como integrante do Grupo dos Estados Amigos.

No fórum, serão discutidos o tratamento discriminatório a muçulmanos e latino-americanos nos países desenvolvidos, além da busca de um acordo de paz que encerre o impasse entre palestinos e israelenses. Delegações de 105 países e 15 organizações não governamentais já confirmaram presença no evento.

Os presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e da Bolívia, Evo Morales, os primeiros-ministros da Turquia, Recep Tayyiq Erdogan, e da Espanha, José Luis Zapatero, além do secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), Ban Kin-moon, são algumas das autoridades esperadas para os debates.

;Os Estados Unidos decidiram aderir à Aliança, em 2010, para promover os objetivos de uma melhor compreensão e cooperação entre as nações e os povos, por meio de várias culturas do mundo, para ajudar a combater as forças que levam à polarização e ao extremismo;, diz o informe do Departamento de Estado norte-americano.

A adesão, de acordo com o governo dos Estados Unidos, mostra que ;os objetivos e as atividades da Aliança [das Civilizações] complementam a visão do presidente Obama de engajamento ativo dos Estados Unidos com outras nações e organizações internacionais, para fazer avançar os interesses de segurança e enfrentar os desafios globais do século 21;.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação