postado em 26/05/2010 21:20
A sede da Fundação Nacional do Índio (Funai), em Brasília, foi ocupada nesta quarta-feira (26) por um grupo de índios de várias etnias. Eles reivindicavam, entre outras coisas, a saída do presidente do órgão, Márcio Meira. Segundo os manifestantes, não há ninguém melhor que um representante dos indígenas à frente do órgão para defender os interesses da comunidade.O advogado Arão da Providência Araújo Filho, da Comissão dos Direitos Humanos da Ordem dos Advogados do Brasil, foi escolhido pelos índios para ser o presidente simbólico da Funai.
Os índios, reunidos no auditório da Funai, também decidiram propor a criação de uma comissão nacional dos direitos indígenas que, entre outras coisas, permita à comunidade indígena escolher o presidente da fundação.
Amanhã (27), a partir da 8 horas, eles voltam a se reunir na Funai de onde sairão em passeata até a Câmara dos Deputados e o Ministério da Justiça, com objetivo de formalizar a criação da comissão por meio de uma portaria.
No início da noite, os índios deixaram a sede da Funai e retornaram para o acampamento onde estão concentrados em frente ao Ministério da Justiça.