Brasil

PF desmantela quadrilha de nigerianos que enviava cocaína para África do Sul e Europa

postado em 26/05/2010 21:21

A Polícia Federal (PF) prendeu nesta quarta-feira (26) os três últimos acusados de integrar uma quadrilha de tráfico internacional de drogas, durante a Operação Conexão África (Conaf). A quadrilha, formada principalmente por nigerianos residentes em São Paulo, enviava drogas para países da Europa e também para a África do Sul.

De acordo com o delegado da PF em Minas Gerais, Bruno Zampier, em sete meses de operação, 26 pessoas foram presas e 100 quilos de cocaína apreendidos. ;Hoje foram presos os últimos envolvidos. O chefão do esquema é um nigeriano casado com uma brasileira, que também foi presa;, afirmou.

A Operação Conaf teve início em outubro de 2009, com a investigação de uma empresa transportadora de Belo Horizonte que tinha produtos exportados retidos na Europa. Nessa empresa foram apreendidos diversos objetos recheados com cocaína, como roldanas de ferro, instrumentos musicais e até tesouras de jardinagem.

O delegado informou que o grupo enviava os produtos por aviões, navios e até pelo correio. Os líderes também arregimentavam pessoas dispostas a fazer o transporte das drogas em aviões de carreira, conhecidas como ;mulas;.

;É importante ressaltar que várias das ;mulas; presas não eram pessoas pobres, mas pessoas que estavam se dedicando exclusivamente [ao tráfico], era quase uma profissionalização do esquema. Já tinham feito várias viagens e ligavam para os chefes pedindo novos trabalhos;, disse. As interceptações telefônicas da PF levantaram suspeitas de formação de estoque de drogas na África do Sul para abastecer o mercado durante a Copa do Mundo.

;Não há como afirmar que as drogas enviadas para a África do Sul seriam para abastecer um fluxo de turistas que iriam para a Copa do Mundo. A África do Sul é, sem dúvida, um entreposto de remessas que vão para Europa e países do Oriente;, afirmou.

Além da Polícia Federal, a polícia alemã também investigou as ações do grupo. Em abril, foi montada a operação Orange, na qual foram presos traficantes que recebiam drogas da América do Sul e faziam a distribuição em países do continente europeu.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação