Estado de Minas
postado em 27/05/2010 21:51
Universitários e alunos do ensino médio fazem uma vigília, na noite desta quinta-feira (27), na porta da Câmara Municipal de Belo Horizonte (MG). Os estudantes querem sensibilizar os vereadores sobre a importância do meio passe livre no transporte coletivo. Uma audiência pública está marcada para esta sexta-feira, 9h, e os manifestantes querem garantir que a reunião aconteça.Um grupo de dez estudantes chegou na Câmara por volta de 15h para visitar os gabinetes e lembrar aos vereadores de que a discussão deve acontecer. Segundo Gladson Reis, presidente da Associação Metropolitana dos Estudantes Secundarista de Belo Horizonte (AMES-BH), outras audiências iguais a esta foram desmarcadas provando o descaso com o Projeto de Lei (PL) que propõe o meio passe. O PL 31/2009, apresentado pelo vereador Paulo Lamac ( PT) dispõe sobre a garantia de acessibilidade à escola e combate evasão escolar. Um dos assuntos é o direito do meio passe livre aos estudantes.
No início da noite cerca de 50 estudantes já estavam reunidos no local. Eles aguardam maior movimento por volta de 22h quando alunos do período noturno vão se juntar à vigília. Por volta de 5h, de sexta-feira, eles vão até a porta de várias escolas de BH para convidar estudantes a participarem da audiência pública. O presidente da AMES-BH aguarda pelo menos 300 pessoas no debate. Ele espera a presença de algum representante da prefeitura que possa apresentar as alterações no PL para discussão.
Madrugada
Os estudantes vão enfrentar a madrugada acampados na porta da Câmara. Os jovens estão munidos de barracas, colchões, velas, e comida para suportar até a manhã de sexta-feira. Eles planejam organizar atividades culturais, como rodas de música, para passar o tempo.