Brasil

Quinze estados, o Distrito Federal e 114 municípios atingem metas de controle da tuberculose no Brasil

postado em 28/05/2010 12:15
Quinze estados, o Distrito Federal e mais 114 municípios prioritários para o controle da tuberculose atingiram as metas de controle da doença no Brasil e foram certificados pelo Ministério da Saúde na última quarta-feira (26/5). A certificação foi entregue pelo Programa Nacional de Controle da Tuberculose (PNCT) para os gestores que tiveram melhora nos indicadores de controle da doença, que ainda produz mais de 70 mil casos novos por ano no Brasil.

Para o coordenador do PNCT, Draurio Barreira, o comprometimento desses municípios e estados com a ampliação da oferta de diagnóstico, a garantia do tratamento com a duração adequada e sem abandono, o aumento do percentual de cura são essenciais para o controle da doença no país. ;Quando o paciente interrompe o uso do medicamento, ele não só permanece com a doença como mantém a cadeia de transmissão e, ainda, pode desenvolver resistência ao tratamento;, destacou.

A avaliação dos concorrentes foi feita com base em seis critérios epidemiológicos, sendo três deles referentes ao ano de 2007 e outros três de 2008. Do ano de 2007 foram selecionados os indicadores de percentual de cura, abandono do tratamento e informações sobre o enceramento de casos.

Do banco de dados de 2008 foram consideradas as informações sobre a realização de testes de HIV em pacientes com tuberculose e percentual de pessoas que tiveram de se submeter a um novo tratamento da doença e que realizaram o exame de cultura, que permite o diagnóstico de bacilos resistentes aos medicamentos. Além desses, também foi considerado o percentual de cobertura do Tratamento Diretamente Observado (TDO), medida que estimula o acompanhamento do paciente por um profissional de saúde, familiar ou amigo durante os seis meses em que ele precisa tomar diariamente a medicação contra a tuberculose.

A avaliação de indicadores mostrou ainda que três estados (MS, SC e SP) e o DF, além de oito municípios (Campo Grande-MS, Curitiba-PR, Goiânia-GO, Palmas-TO, Guarapari-ES, Itaquaquecetuba-SP, Criciúma e Joinvile-SC), foram bem avaliados em diversos indicadores selecionados. O DF e Joinvile (SC) se destacaram por terem atingido todas as metas. Mesmo sendo escolhidos os indicadores iguais para estados e municípios, os percentuais de cobertura foram distintos.

Para ver a lista completa de estados, capitais e municípios certificados pelo Ministério da Saúde,

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação