Brasil

Verão 2011 aposta no samba de uma cor só

postado em 29/05/2010 10:13
Enviada Especial

Rio ; No segundo dia de desfiles do Fashion Rio, um dos dois eventos de moda mais importantes do país, as passarelas foram invadidas por Redley, Cláudia Simões, Totem, Graça Ottoni e Lenny. Mas quem tratou de roubar todas as cenas do dia foi a supermodelo Carol Trentini, uma das tops brasileiras com maior projeção internacional ; a moça flanou na passarela pela Redley com uma rara mistura de delicadeza e empolgação. Outra que recebeu a mira insistente dos holofotes foi Aline Weber, em duas passagens: pela Totem e pela Lenny.

Nos dois primeiros dias de evento, o verão 2011 já deu as caras. A temporada será mesmo de roupas monocromáticas ; até porque quando as estampas aparecem nas passarelas, elas são bem claras e discretas. E os estilistas, por enquanto, têm usado cores contrastantes: ora muito coloridas, ora claras em excesso, nos tons de bege e branco.

As cinturas ainda estão bem marcadas e as saias aparecem soltinhas da cintura para baixo ; e nitidamente as coleções vieram mais largas do que a temporada passada. Mas é a alfaiataria que está dominando os desfiles. O blazer aparece como a peça da estação em seus diversos desenhos: é possível encontrá-los curtos, longos, de tecidos nobres ou materiais tecnológicos.

Outra tendência que se viu em quase todas as passarelas foi a transparência. Algumas marcas usaram tecidos finos e outras optaram pelo crochê. De qualquer jeito, é bom as mulheres se prepararem, porque vai ser impossível não mostrar um pouco mais de pele quando a estação chegar.

E quem curte aplicação em tecido pode separar espaço no guarda-roupas. Cláudia Simões, por exemplo, fez pequenos bordados em detalhes dos ombros e das golas das camisas. Mas foi a Acquastudio que levou os tecidos a sério. A marca armou estruturas com a sobreposição de pedaços de pano fazendo vestidos texturizados.

Low profile em excesso

Na badalação natural de eventos do gênero, o segundo dia de desfiles foi menos animado do que o primeiro. A famosa primeira fila estava vazia de nomes renomados, e até os brindes, que normalmente são motivos de briga entre os convidados, rarearam nesta edição. Ao que tudo indica, a única marca que trará novidades extra-passarela será mesmo a Ausl;nder, que convidou a banda internacional Dragonettes para tocar no desfile que acontece hoje.

Ontem, a Totem até chegou a animar a passarela. A marca apostou na banda Quinho e os Cara para embalar o desfile da coleção. Os músicos tocaram composições de Wilson Simonal, Jorge Ben Jor e Tim Maia bem no estilo carioca de ser. (OM)

A repórter viajou a convite da organização do evento.

Acompanhe a cobertura do Fashion Rio na Revista do Correi.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação