Estado de Minas
postado em 31/05/2010 12:45
A Polícia Civil apresentou na manhã desta segunda-feira o vereador Geraldo Nascimento Santos, acusado de ser o mandante do assassinato de Gildeci Gomes Sampaio, de 40 anos, prefeito de São Sebastião do Maranhão, no Vale do Rio Doce, em outubro de 2009. De acordo com o delegado Rodrigo Fraga, responsável pela Delegacia de Homicídios de Betim, o vereador contratou um pistoleiro e um motociclista para executar o então prefeito da cidade.Geraldo foi preso durante o fim de semana junto com o tio, João Evangelista Santos. De acordo com as investigações, João teria escondido em casa o pistoleiro e o motociclista depois do homicídio. Além do tio do vereador, outro suspeito de ter ligações com o crime foi preso.
Saiba mais...
Vereador é indiciado por planejar morte de prefeito mineiro em 2009
O corte de alguns privilégios na Câmara Municipal promovido pelo prefeito teria sido o motivo do assassinato. Insatisfeito, o vereador arquitetou o plano para executar o rival.
O crime
No dia 13 de outubro de 2009, Gildeci estava na cozinha de casa com um amigo quando os dois foram surpreendidos por um homem armado que atirou várias vezes e fugiu. A mulher do prefeito, Jussara Perdigão de Carvalho, estava no banheiro e saiu assustada ao ouvir os tiros. Ela caminhou até a cozinha e encontrou os dois corpos.
Na época, o crime parou a cidade, que tem cerca de 12 mil moradores. Em sinal de luto, os prédios públicos e o comércio ficaram fechados. Gildeci Gomes foi eleito prefeito pelo PTB, com 3.978 votos. Ele também era dono de uma frota de ônibus.