Brasil

Ator Luigi Baricelli apresenta em CPI proposta para facilitar localização de pessoas desaparecidas

postado em 01/06/2010 19:00
A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Câmara dos Deputados que investiga o desaparecimento de crianças e adolescentes promoveu na tarde desta terça (1;/6) audiência pública com a participação do ator e apresentador de TV Luigi Baricelli, que participa de uma campanha sobre o desaparecimento de pessoas.

Em parceria com o Portal Kids, Baricelli criou o Projeto Desparecidos para chamar a atenção da sociedade para o problema. ;Não estou pedindo para ninguém doar nada, mas para as pessoas prestarem mais atenção quando olham um cartaz de pessoas desaparecidas;, disse.

Baricelli, que estudou processamento de dados, quer que a polícia utilize nas investigações softwares que fazem o envelhecimento dos traços visuais da pessoa desaparecida a partir de uma foto de como ele era antes de sumir e a tecnologia de mapeamento corporal e reconhecimento facial, que permite a identificação de pessoas filmadas pelas câmeras de vigilância instaladas em locais públicos. Ele também sugeriu à CPI que proponha a criação de cursos na área de direito e de psicologia para estudo de casos de desaparecimento.

Além do ator, a CPI ouviu a jornalista Wal Ferrão presidente do Portal Kids, uma organização da sociedade civil de interesse público (Oscip), com 11 anos de atividades e que, segundo ela, já ajudou a localizar cerca de 300 crianças desaparecidas, inclusive no exterior.

Wal Ferrão reclamou da falta de delegacias especializadas para resolver casos de desaparecimento e da inoperância da polícia. ;Toda vez que eu dou um passo tenho que parar porque a polícia não prossegue;, disse. ;O desaparecimento precisa de investigação;, completou.

O Brasil não tem estatística oficial quanto ao número de desaparecidos. A expectativa da presidente da CPI, deputada Bel Mesquita (PMDB-PA), é que até o final de 2011 o Cadastro Nacional de Pessoas Desaparecidas esteja em pleno funcionamento com dados completos e com a comunicação em rede. ;Espero que até lá, o país tenha essa informação. As delegacias vão ter que informar no sistema sobre o andamento das investigações e dar baixa nos casos resolvidos;, afirmou.

Segundo a presidente da CPI, o relatório da comissão será apresentado até o dia 7 de setembro. Para a relatora da comissão, deputada Andréa Zito (PSDB-RJ), o apoio de pessoas famosas a projetos sociais é importante porque ;dá mídia;. Para a parlamentar, casos como o dos seis adolescentes desaparecidos em Luziânia (GO) só foi solucionado porque a imprensa cobriu. ;Aquele caso teve a mídia presente, a partir daí começou a ter o interesse da sociedade e o Poder Público se sentiu pressionado a solucionar [o caso];, afirmou.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação