Brasil

Diretor de presídio confirma afastamento de agente que agrediu presos em Tubarão

Imagens mostram Carlos Augusto Macedo Motta dando chutes e cotoveladas em dois detentos

postado em 02/06/2010 13:23
O diretor do presídio de Tubarão, Sul de Santa Catarina, Délcio Paquelin, esteve no Departamento de Administração Prisional (Deap), em Florianópolis, na manhã desta quarta-feira (2/6), para confirmar o afastamento de Carlos Augusto Macedo Motta. O agente prisional flagrado agredindo dois detentos na unidade.

Um vídeo mostra Motta espancando os presos com chutes e cotoveladas. As imagens foram obtidas pela reportagem da RBS TV e exibidas na noite desta terça-feira.

As ameaças começaram na chegada dos detentos da Unidade Prisional de Criciúma ao presídio de Tubarão. Ainda na viatura, o agente intimida os presidiários. Em seguida, são levados para a sala do plantão do Deap, anexa ao presídio.

De acordo com a Secretaria de Segurança Pública (SSP), o agressor é chefe de segurança do presidio e está na polícia há dois anos.

O secretário estadual de Segurança Pública (SSP), André da Silveira, assinou uma portaria para afastar o agente por 60 dias.

Délcio não quis comentar o caso nesta manhã. Ele disse que ainda não teve acesso ao vídeo das agressões.

Segundo o corregedor da Justiça e Cidadania, Cleto de Oliveira, as investigações começam na próxima segunda-feira, em Tubarão. Funcionários do presídio, que viram o espancamento, devem depor antes de Motta. Cleto afirma ainda que o funcionário público pode ser exonerado.

Imagens mostram agressão de agente prisional contra dois detentos

Reprodução/ Diário Catarinense

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação