postado em 02/06/2010 14:55
Brasília - A Polícia Federal (PF) prendeu hoje (2) pela manhã 30 pessoas em Mato Grosso, Goiás e no Maranhão por causa de tráfico de drogas e crimes conexos. O principal foco da Operação Re-Volver está na cidade de Cárceres (MT), a 300 quilômetros de Cuiabá, onde 17 pessoas foram presas. A ação da PF dá continuidade à Operação Volver, de julho de 2009.Em Cárceres funciona uma revendedora de carros cujo dono é acusado de participar do roubo e receptação de veículos furtados para troca por drogas e armas de fogo. O crime seria facilitado com o apoio de dois policiais militares que, segundo nota da PF, ;colaboravam com o bando criminoso fornecendo informações privilegiadas que evitavam as apreensões;. O empresário já estava preso por suposto envolvimento em assassinato e os policiais foram detidos hoje em casa.
Durante as investigações, a PF apreendeu 82 quilos de pasta-base de cocaína e recuperou três carretas roubadas e um carro com chassi adulterado. Além de Cárceres, foram presas pessoas nas seguintes cidades de Mato Grosso: Cuiabá e Várzea Grande (oito); Rondonópolis (uma); Nova Olímpia (uma); Campo Novo dos Parecis (uma).
Fora de Mato Grosso, uma prisão foi feita em Rio Verde (GO) e outra em Imperatriz (MA). Duas pessoas de Tangará da Serra (MT) estão foragidas. Os mandatos de prisão foram expedidos pelo juiz estadual Alex Nunes de Figueiredo, da comarca de Cárceres.