postado em 02/06/2010 21:25
Após a confirmação dos dois primeiros casos de dengue autóctone em Porto Alegre (contraída dentro do município) nesta quarta-feira (2/6), a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) anunciou mais dois casos suspeitos. Um morador do bairro Farrapos e uma moradora do bairro Menino Deus apresentaram sintomas da doença e submeteram-se a exames durante essa semana. Os resultados devem ser divulgados na próxima segunda-feira. A SMS reforçou o alerta epidemiológico aos bairros que registraram índice de médio a alto risco de apresentar o vetor da doença.
[SAIBAMAIS]Conforme o último Levantamento de Índice Rápido de Aedes aegypti (LIRAa) da SMS, sete bairros de Porto Alegre estão em condição de alto risco. Além disso, bairros como São João e Jardim Botânico também possuem locais infestados.
A infestação elevada em vários bairros, com índices acima de 3,9% coloca a cidade em alerta para um risco potencial de transmissão de dengue nas áreas mais infestadas. O índice médio registrado para Porto Alegre foi de 2,0%, considerado de médio risco pelo Ministério da Saúde, enquanto o índice satisfatório deve ser menor que 1%.
Dos 76 bairros analisados, em apenas 10 deles não foi identificado a presença do mosquito. Em 47 bairros foram obtidos índices superiores a 1%. Do total de 9938 imóveis vistoriados, 198 apresentaram depósitos com a presença do mosquito. Nesses imóveis foram identificados 246 criadouros.
Também, conforme o estudo, foi verificada uma grande incidência de larvas do mosquito em pequenos recipientes, como vasos, potes e garrafas, além de locais de armazenamento de lixo, sucatas, entulhos. Calhas e ambientes naturais, pneus e outros recipientes para condicionamento de água ao nível do solo também foram identificados como possíveis focos do mosquito. Para mais informações acesse o site da Prefeitura de Porto Alegre.