Brasil

Enem de 2009 segue aprovando em 2010

O criticado Sistema de Seleção Unificada (Sisu) volta a ser usado para quem prestou o último exame e quer uma vaga no segundo semestre deste ano

postado em 04/06/2010 08:27
A partir da próxima semana, os estudantes interessados em concorrer a vagas em universidades públicas para o segundo semestre de 2010 poderão se inscrever no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) do Ministério da Educação, desde que tenham feito as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2009. No ar pela segunda vez, o Sisu receberá inscrições de 10 a 14 de junho, exclusivamente pelo site http://sisu.mec.gov.br. O processo de adesão das instituições de ensino termina hoje. Segundo Maria Paula Dallari Bucci, secretária de Educação Superior do MEC, a expectativa é de que 15 mil vagas sejam preenchidas ; menos de um terço da oferta do início do ano.

Na primeira experiência com o sistema, a oferta foi de 47,9 mil vagas em 51 instituições, sendo 23 universidades federais e 26 institutos federais, além da Universidade Estadual do Norte Fluminense (UENF) e a Escola Nacional de Ciências Estatísticas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O motivo para a queda, diz a secretária, é que muitas instituições não têm vestibular nesta época do ano. É o caso de USP, Unicamp, UFRJ, UFG, UFMG, UFSCar, UFBA e UFC. Mesmo assim, Maria Paula destaca que, desta vez, há um bom indicador de interesse e ressalta que alguns estabelecimentos não participantes da última edição devem aderir agora. A previsão é de que a lista com as instituições e o número de vagas, assim como as datas para matrículas e a lista de espera, seja divulgada a partir de segunda-feira em portaria do MEC.

A Universidade de Brasília (UnB) vai ficar de fora da segunda rodada. O processo seletivo de inverno não prevê vagas para o sistema do MEC, apesar de sinalização favorável do reitor há alguns meses. A decana de graduação, Márcia Abrahão, explica que a UnB só deve aderir ao Enem a partir de 2011, mas ainda não foi definido como as notas serão utilizadas.

Desorganizado

A ausência da federal no Sisu é lamentável, na avaliação da vestibulanda Marcela Silva, 20 anos. ;Seria mais uma oportunidade de ingresso e daria chances para quem mora em Brasília;, observa a jovem. Ela chegou a se inscrever, porém conta que, na primeira rodada, muitos colegas desistiram por conta da distância das boas universidades participantes. Já o vestibulando Mairauê Silva Menezes, 27 anos, discorda de uma possível adesão da UnB ao sistema, pelo menos por enquanto. ;A primeira rodada mostrou que o Sisu ainda é desorganizado. Houve muitos problemas e a UnB deve ficar longe disso;, opina. Para o estudante, é preciso que o processo esteja mais bem estruturado para que ocorra a adesão.

O número
47,9 mil
As vagas ofertadas pelas 51 instituições que aderiram ao Enem só foram preenchidas após três etapas


Leia mais sobre educação no Eu, estudante


N
úmero de fases muda

A fim de minimizar os problemas ocorridos na primeira experiência, o Ministério da Educação apresentou algumas mudanças para a segunda rodada do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Em vez de três etapas de inscrições, o processo contará apenas com uma, de 10 a 14 de junho, com lista de espera para preenchimento das vagas restantes nas chamadas seguintes. O estudante poderá escolher até duas opções de curso e alterá-las, durante o período de inscrição, caso veja que tem mais chances de passar em outra instituição ou curso. Os aprovados para sua primeira opção serão retirados do sistema. Já o estudante selecionado para segunda opção ou que não alcançar a nota mínima para nenhum dos cursos selecionados poderá permanecer na lista de espera. O processo valerá para preencher as vagas remanescentes.

;Todas as alterações são para aprimoramento. Na primeira vez, foi como se fosse um vestibular com quase 50 mil vagas;, observa a secretária de Educação Superior. De acordo com Maria Paula, evitar o alongamento do calendário foi a principal. ;Por isso concentramos as inscrições em um só momento.; Para ela, a primeira rodada do Sisu foi bem-sucedida, com ocupação de 95% das 47,9 mil vagas no fim da seleção. (CM)

Baixa adesão até agora

O Correio fez um levantamento em 23 das principais universidades federais e estaduais para identificar quais vão participar da segunda rodada do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Do total, apenas quatro confirmaram a adesão. A Universidade Federal do Maranhão (UFMA) reservou 100% das 2.816 vagas disponíveis para o meio do ano, distribuídas em 63 cursos. Já a Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio) abrirá 1.220 vagas em 31 cursos, entre eles, medicina (77), biomedicina (35), direito (71) e nutrição (87).

Na Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS), calouros serão recebidos em 29 opções de graduação. Treze delas, com vagas remanescentes do vestibular de verão. Há espaço para interessados em direito, psicologia, educação física e engenharia de produção, entre outras. A federal não confirmou o número de vagas. A oferta será menos expressiva na Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal), que vai dispor de vagas em apenas quatro cursos: radiologia (2), análise de desenvolvimento de sistemas (12), processos gerenciais (19) e sistemas biomédicos (25). (CM)

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação