Brasil

Operação fortaleza da PF desmonta organização que comandava tráfico internacional

postado em 08/06/2010 18:25

A Polícia Federal no Amazonas deflagrou, nesta terça-feira (8), a operação Fortaleza que investiga 85 pessoas ligadas ao tráfico de drogas e lavangem de dinheiro, em Manaus (AM). De acordo com a comunicação social da PF, a quadrilha era especializada em internalizar carregamentos de cocaína (cloridrato e pasta base), através das fronteiras do Brasil com o Peru e a Colômbia.

Foram expedidos pela 4; Vara Federal no Amazonas 36 mandados de prisão preventiva, dois mandados de prisão temporária e 27 mandados de busca e apreensão, que serão cumpridos simultaneamente nos estados do Acre, Amazonas, Pará e Ceará.

A organização criminosa mandava a droga até Manaus por duas rotas principais, sendo uma através do Rio Juruá, após a entrada pela cidade de Cruzeiro do Sul (AC), e outra pelo Rio Solimões, após adentrar pela cidade de Tabatinga (AM). Em Manaus, parte da droga é distribuída aos traficantes locais, sendo o restante despachado para Fortaleza (CE) e Belém (PA), através de ;mulas; arregimentadas pelo grupo.

Durante as investigações, foram presas em flagrante 30 ;mulas;, por tráfico ilícito de entorpecentes, muitas tentavam embarcar para o Nordeste com pacotes de droga presos ao corpo. Houve ainda a apreensão de R$ 300 mil em dinheiro e uma tonelada de cocaína no total.

Para a deflagração da operação em Manaus foi empregado o efetivo de 130 policiais, incluindo o apoio de 25 integrantes da Força Nacional de Segurança Pública.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação