Brasil

Polícia Federal divulga prisão de duas mulheres traficando cocaína

Diário de Pernambuco
postado em 11/06/2010 10:33
A Polícia Federal anunciou hoje a prisão de uma espanhola com 2,5 kg de cocaína, no Aeroporto Internacional dos Guararapes ; Gilberto Freyre. A cabeleireira Maria Carmem Ramirez Selles, de 40 anos, foi detida por volta da 0h30 de ontem por policiais da Delegacia de Repressão a Entorpecentes (DRE).

No fundo falso de uma mala da estrangeira foram encontrados oito pacotes com uma substância esbranquiçada que, ao ser submetida a exame narcoteste, resultou positivo para cocaína, totalizando um peso bruto de 2,5 kg da droga. Maria recebeu voz de prisão em flagrante e foi encaminhada à sede da Superintendência da Polícia Federal, no Cais do Apolo. Durante o interrogatório, ela contou que saiu de Portugal, foi para o Rio de Janeiro e em seguida foi para Manaus, onde encontrou um amigo espanhol que trocou a sua mala por outra e que não sabia o que estava levando na bagagem que ia transportar de volta para Portugal. Ela autuada por tráfico internacional de entorpecentes e caso seja condenada poderá pegar penas que somadas ultrapassam os 20 anos de reclusão. A espanhola foi recambiada para a Colônia Penal Feminina, onde ficará a disposição da Justiça Federal. Após cumprimento da pena em Pernambuco a Polícia Federal procederá o seu processo de expulsão do país recambiando-a para o país da Espanha.

De acordo com a polícia, pela forma de apresentação, a droga é oriunda da Colômbia. Além da cocaína também foram apreendidos, passagens aéreas, cartões de embarque, um aparelho celular. Com esta sobe para sete o número de apreensões de drogas feitas esse ano pela PF no Aeroporto Internacional dos Guararapes. Até agora sete estrangeiro foram presos, sendo seis homens (um búlgaro, um paraguaio, um grego, um sul africano, um português e um filipino) e uma mulher espanhola. A quantidade de cocaína apreendida soma 16,5 kg.

TIP - Depois de um mês de investigações, policiais federais da Delegacia de Repressão a Entorpecentes (DRE) prenderam a babá Jéssica Eduarda Barobosa, de 19 anos. A jovem natural de São Paulo e que está grávida, foi detida na noite da terça-feira passada no Terminal Integrado de Passageiros (TIP), no Curado. Depois de receber informações de que uma gestante estaria transportando cocaína em um ônibus interestadual vindo de São Paulo, os policiais encontraram a suspeita com uma bolsa de mão contento três tabletes de forma retangular totalizando o peso bruto de 6,2 kg de pasta base de cocaína, o suficiente para se fazer aproximadamente 19 kg de crack, o que corresponde a 76 mil pedras.

O uso de pó de café para inibir o odor da droga pelos cães farejadores não dei resultado e a paulista foi presa em flagrante e autuada por tráfico de entorpecentes, com a agravante de estar fazendo o transporte da droga entre estados da federação e em transporte público, o que prevê uma pena de cinco a 20 anos de reclusão.

No interrogatório, Jéssica contou que por estar grávida e desempregada há cerca de quatro anos, resolveu aceitar a proposta de uma traficante da capital paulista para trazer a droga até o Recife. Pelo serviço, ela disse que receberia R$ 1 mil. Ela revelou ainda que saiu de São Paulo no dia seios de junho e que esta era a primeira vez que transporta droga para a capital pernambucana.

A jovem foi recambiada para a Colônia Penal Feminina, onde ficará à disposição da Justiça. Além da droga, também foi apreendido com ela um aparelho celular. Segundo a PF, a droga seria transformada em crack em laboratórios clandestinos e depois distribuída nos principais pontos de venda de droga da Região Metropolitana do Recife. Esta é a 17; apreensão de drogas realizada pela Polícia Federal este ano em Recife. Até agora 39 pessoas foram presas por tráfico, sendo 30 homens e nove mulheres a quantidade de material entorpecente apreendido totaliza 46,5 kg de pasta base, 4,5 kg de crack, 10,1 kg de cocaína e 465 kg de maconha.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação